top of page
  • Foto do escritorRev. Luiz Henrique

A CURA DE UM PARALÍTICO - O perdão de seus pecados.

Os cristãos de nossos dias têm cada vez mais conhecido um Jesus que a Bíblia desconhece. As pessoas que se dizem evangélicas tem servido um Jesus diferente do Jesus da Cruz.

Existe uma ideia muito errada das pessoas com relação a Jesus quando se trata de sua bondade. A teologia humanista tem Jesus como um homem bondoso que chama a todos e morreu por todos. Esse Jesus veio ao mundo e praticou bondade, amor, perdão e honrou o homem com sua presença, o tornando ilustre diante de Deus.

Mas esse Jesus, ao se encontrar com pecadores, não se mostrou bondoso o suficiente para aceitá-lo como estavam. Jesus não demonstrou amor só porque andava entre o povo ou que curava o povo. Seu amor foi além, disto.

O amor de Jesus pelas pessoas não o fez amá-las ao ponto de recebê-las como estavam. Muito pelo contrário. O desejo de Jesus sempre foi RESTAURAR o homem para que ele possa voltar à comunhão com Deus, que é Santo.

A tarefa de Jesus na terra foi RESGATAR o homem do poder das trevas - na qual o homem estava impossibilitado de assim fazer por si mesmo , e em Jesus esse homem ser TRANSFORMADO em um novo ser , uma nova criatura <2co 5.17> com novas vestes , novo pensamento , novo proceder e uma nova vida .

O texto Bíblico que lemos, fala que Jesus estava mais uma vez na cidade de Cafarnaum e a notícia de sua chagada logo se espalhou. Aonde Jesus chegava, às pessoas procuravam para vê-lo curar enfermos, expulsar demônios e para ouvir as suas sábias palavras.

Isso já era comum por onde Jesus passava. Mas algo de muito especial acontece neste dia. Um encontro com um enfermo que mudou a perspectiva do olhar das pessoas com relação a Cristo. Agora elas puderam conhecer a verdadeira missão de Cristo na terra.

Era chagada a hora de Jesus mostrar às multidões o verdadeiro caráter de seu ministério. Afinal, Ele viera a terra para fazer muito mais do que simplesmente aliviar as aflições dos enfermos e endemoninhados. Sem dúvida, esses milagres eram maravilhosos, mas havia algo muito maior a experimentar: as pessoas poderiam entrar no reino de Deus. Elas precisavam entender as lições espirituais por trás dos milagres que Jesus realizava.

À luz do texto Bíblico, queremos extrair as lições deixadas por Cristo Jesus, com a cura desse paralítico. Vejamos o que podemos aprender:I. JESUS, PELA PREGAÇÃO DE SUA PALAVRA, ANUNCIAVA AS BOAS NOVAS DE SEU REINO.

Jesus acabara de sair da cidade de Cafarnaum onde tinha ensinado na sinagoga e curado um endemoninhado <1.21-28>. Logo depois ele vai para a casa de Simão Pedro e André, onde a sogra de Pedro encontrava-se enferma e Jesus a toma pela mão e de repente a febre passa <1.29-31>. No final da tarde do mesmo dia, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados e ele os curou <1.32-34>. Logo depois ele se retira para orar num lugar deserto <1.35-39>. Em seguida ele encontra um leproso, e profundamente compadecido, estende a sua mão e cura aquele homem <1.40-45>.

As pessoas souberam que Jesus estava na casa de Simão e logo foram ao seu encontro. Jesus embora rodeado de pessoas, o texto diz que ele lhes anuncia a palavra. É importante entendermos essa tarefa de anunciar a Palavra de Deus.

As Sagradas Escrituras têm as palavras de vida eterna. Jesus aproveita toda essa multidão e lhes anuncia a Sua Palavra.

II. JESUS É A FONTE DE TODA CURA.

As pessoas já conheciam a fama de Jesus. Ao perceberem que ele estava na cidade, elas foram ao seu encontro. Alguns amigos de um paralítico o levam ao encontro de Jesus para que o paralítico fosse curado.

É interessante observarmos a fé dessas pessoas em Jesus. A certeza dessas pessoas que Jesus poderia curar aquele paralítico era tão grande que, por não conseguir chegar até Jesus pelas vias normais da casa, elas descobriram o teto da casa pra levar o paralítico até a pessoa de Jesus.

A fé autêntica nos leva tomar essa postura. Eles Acreditaram que Jesus poderia curar o paralítico ao ponto de leva-lo até Jesus, nem que fosse pelo teto da casa. A fé delas os levou a olhar pra Jesus como única fonte de cura. Eles poderiam ter desistido, pois a casa estava muito cheia, mas o desejo de ver seu amigo recuperado e sarado era maior. Juntos subiram no teto da casa e se esforçaram para leva-lo até Jesus Cristo.

O paralítico estava consciente que Jesus era a única solução para o seu problema.

III. JESUS CURA A VERDADEIRA ENFERMIDADE.

Jesus percebe a fé daquele homem. Ele conhecia a necessidade deles, embora para ele fosse apenas exterior, mas para Jesus tratava de algo mais profundo. Jesus disse ao paralítico que foi trazido por seus amigos numa maca: “Filho, estão perdoados os seus pecados”.

A necessidade daquele homem era uma cura exterior e Jesus lhes dá uma cura muito maior, a cura interior – o perdão dos pecados. Aqui Jesus apresenta as pessoas a sua missão na terra – “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido” .

As curas e milagres que Jesus fazia só autenticavam o seu ministério. Era uma forma das pessoas saberem que Ele tinha todo o poder e autoridade para curar e principalmente, salvar o homem da ira de Deus e da condenação ao inferno.

IV. JESUS TESTIFICA A SUA AUTORIDADE E PODER.

Alguns mestres da lei, escribas, estavam assentados ali e começaram a pensar: “quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?”. Eles ficaram espantados com o que Jesus dissera ao ponto de dizer que Ele estava blasfemando.

Mas Jesus conhecendo os seus pensamentos, Ele lhes pergunta: “por que vocês estão pensando essas coisas”? “o que é mais fácil dizer ao paralítico: os seus pecados estão perdoados ou Levante-se, pegue a tua cama e ande”?

Para testificar a sua autoridade e poder, Jesus disse ao Paralítico “levante-se, pegue a sua cama e vá para a tua casa”. E todos puderam comprovar que Jesus tinha sim, autoridade e poder sobre toda enfermidade e principalmente, para perdoar pecados.

V. JESUS EXIGE DAQUELE HOMEM UMA POSTURA DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS.

Para esse homem havia a partir daquele momento uma postura a ser tomada. Sua vida naquele momento em diante havia tomado uma nova perspectiva diante de Deus. Ele foi perdoado de seus pecados e sua salvação foi garantida por meio daquele que lhes perdoou. Nas palavras de Jesus dirigidas àquele paralítico nos ensinam pelo menos duas verdades.

  1. Levantar-se e andar significa sair do lugar que o prende. Agora ele tinha a possibilidade de sair por ai testemunhando do que Jesus tinha feito em sua vida, não só curando sua deficiência física, mas também a sua deficiência espiritual.

É importante observarmos que o fato dele ter saído não foi movido por algo de si mesmo, pois ele estava nessas condições há muito tempo. Ele só teve a possibilidade de levantar e andar porque Jesus o fez andar com sua Palavra.

  1. Tomar a maca significa levar a sua cruz. Significa o espinho na carne para que ele se lembre de quem ele era antes de Cristo. Antes quando olhava para a maca ele via sua dependência dela. Sua vida estava presa àquela condição. Agora ao olhar para a maca ele pode se alegrar em saber que não precisará mais usá-la.

Tomar a maca o faz lembrar que sua restauração não dependeu dele ou de qualquer outro homem comum, pois muitos o ajudavam a “carrega-lo” com a maca. Sua cura veio unicamente de um Homem incomum, que agora o faz carregar ele mesmo a sua própria maca.CONCLUSÃO

Esse é o verdadeiro Evangelho de Jesus. Um Evangelho de restauração, renúncia, arrependimento, perdão de pecados, salvação, libertação do império das trevas e reconciliação com Deus. Esse evangelho sim deve ser anunciado a todas as nações, pois ele fala de Jesus como o centro de nossas vidas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fé inabalável | Salmo 125

O propósito deste salmo é, especificamente, apontar em que lugar aqueles que são fiéis ao seu Senhor, se encontram. Segundo o salmista, e...

Fiquem firmes | Efésios 6.14

Nesta passagem há um chamado importante para que venhamos nos vestir de toda a armadura de Deus; e o propósito disto não é apenas para no...

Comments


bottom of page