top of page
Foto do escritorRev. Luiz Henrique

A VERDADE no caráter cristão!

>>>>>> Efésios 4.24-30 <<<<<<

INTRODUÇÃO

Uma vez que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, precisamos viver segundo Deus. O cristão vive segundo Deus a partir de Seu Filho, Jesus Cristo. Como diz o apóstolo Paulo “também os predestinou para serem conforme a imagem de Seu Filho” .

Uma vida cristã autentica é baseada naquele que é o “caminho a verdade e a vida” , e JESUS É O NOSSO CAMINHO. Sendo Ele o caminho, não podemos seguir o conselho dos ímpios, nem andar no caminho dos pecadores, nem mesmo nos assentar na roda dos escarnecedores.

JESUS É A VERDADE. Sendo Ele a verdade, precisamos ter prazer na Lei do Senhor e meditar nessa lei de dia e de noite. Pois as Escrituras Sagradas falam das verdades cruciais para o cristão encontrar a Vida e liberdade do pecado. Assim como diz o apóstolo Paulo “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” .

Nos versículos que lemos podemos encontrar a preocupação do apóstolo Paulo em, não só exortar os cristãos a uma vida santa, mas também os exorta a uma vida em verdade, pois “Deus é espirito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade” .

O cristão precisa entender que, uma vez que ele foi despojado do velho homem, ele precisa se revestir do novo homem, criado segundo Deus para viver a verdade plena em sua vida. Assim, todo o seu modo de agir, seu caráter, seus pensamentos e emoções serão provindos de uma verdadeira vida em Jesus Cristo, sem falsidade e mentira.

A luz do texto, iremos analisar com mais detalhes a respeito de uma vida em verdade, para vivermos o verdadeiro caráter cristão, conforma a imagem de Jesus Cristo, segundo Deus.

O novo homem, que é procedente da verdade precisa:

I. DEIXAR A MENTIRA

Há uma preocupação do apóstolo Paulo com os cristãos em relação à sua nova vida em Cristo Jesus. Ele faz um contraste das atitudes do velho homem com o novo homem criado segundo Deus, e esse homem é desafiado a abandonar sua antiga maneira de viver com um novo viver digno.

Não há compatibilidade com a antiga maneira de viver e à nova vida em Cristo, uma vez que “as coisas antigas já passaram e eis que se fizeram novas” <2co 2.17>.

Paulo diz que esse novo homem nascido em Cristo Jesus – segundo Deus, ao invés de mentir, como antes, ele precisa falar a verdade. Quando deixamos de mentir não mais estamos dando lugar ao diabo, pois ele é o pai da mentira . Nesse texto de João 8.44 Jesus nos ensina a relação entre os que vivem na mentira e sua filiação.

Um cristão que é nascido de novo em Cristo Jesus não pode continuar mentido, isso é uma atitude daqueles que não tem como Pai o Deus eterno e soberano. Nesse caso, o pai desses que ainda vivem uma vida relacionada a mentir, ele tem como Pai o Diabo.

Quando tornamo-nos filhos de Deus, tornamo-nos filhos da verdade e, automaticamente, deixamos de ter prazer na mentira. Uma pessoa que mente ela o faz pra se isentar de alguma culpa ou acusação; ou para mudar os fatos a seu favor; ou para sobressair com relação ao próximo e outras coisas mais.

O apóstolo Paulo nos dá dois motivos pelo qual não podemos mais nos relacionar com a mentira.

  1. Ele diz que o novo homem é “criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” . Em Nm 23.19 diz que “Deus não é homem para que minta”. Em Deus habita a verdade plena. Ele requer que seus adoradores o adorem “em espirito e em verdade” .

  2. Ele diz que precisamos falar a verdade “porque somos membros um dos outros” . O fato de sermos membros uns dos outros torna absurda toda mentira, pois ao mentir não prejudicamos somente ao próximo, mas também a nós mesmos – uma vez que somos membros do mesmo corpo.

Quando deixamos a mentira temos que substituí-la pela verdade. A palavra grega para “mentira” é ψευδος pseudos que quer dizer “falsidade consciente e intencional”.

O Cristão deve rejeitar todas as formas de falsidade – falsas doutrinas, falsas práticas religiosas, falsidade nos negócios e vida particular. O nosso dever é viver a verdade e na verdade.

O novo homem, que é procedente da verdade precisa:

II. NÃO PECAR POR CAUSA DA IRA, NEM DAR LUGAR AO DIABO .

A ira em si não é pecado. Animais se iram. Bebês se iram. Deus se ira. No entanto, há um nível ou momento em que a ira pode tornar-se pecaminosa. Ela só se torna pecaminosa quando damos lugar ao Diabo.

O apóstolo Paulo preocupado com as atitudes do novo homem, que é procedente da verdade, Ele diz que se sentimos ira em algum momento de nossas vidas, não devemos dar lugar ao diabo. Temos que procurar a reconciliação antes que o sol se ponha.

Essa também é uma recomendação do salmista Davi quando diz “Irai-vos e não pequeis; consultai o travesseiro o coração e sossegai” .

A expressão “não se ponha o sol sobre a vossa ira” significa que os nossos relacionamentos devem sempre estar em harmonia. Estar irado com o próximo nos tira da comunhão.

Jesus nos ensina a fazer a reconciliação com o irmão antes de entregar a nossa oferta no altar , pois “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” <1jo 4.20>.

O cristão que tem um caráter verdadeiro precisa saber lidar com as emoções provindas de uma vida em santidade, constantemente atacada por Satanás; mesmo assim ele não deve dar lugar ao diabo.

Tiago nos diz “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e le fugirá de vós” .

O novo homem, que é procedente da verdade precisa:

III. AO INVÉS DE FURTAR, DEVE TRABALHAR PARA REPARTIR

Em outro momento o apóstolo Paulo havia falado à igreja que “... somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antemão preparou para que andássemos nelas” . Deus nos criou para que andássemos em boas obras, e não em furtos ou ações que tirem o que é dos outros.

Um caráter firmado na verdade é aquele que não rouba do seu próximo. Deus instruiu o seu povo, em seu oitavo mandamento dizendo “Não furtarás” .

Quando alguém que roubava, se torna filho de Deus, o primeiro fruto, de sua conversão é devolver o que antes roubou. Ele reconhece que pegou algo que não é seu, e em demonstração de arrependimento, ele devolve ou restitui o que roubou.

Podemos encontrar esse exemplo na vida de Zaqueu que, antes, roubou das pessoas e agora que teve encontro com Jesus, sua vida foi mudada e o primeiro fruto dessa mudança foi repartir os seus bens com os pobres e não só devolver, mas restituir até quatro vezes mais àqueles aquém tinha defraudado .

Continuar na mentira, continuar roubando, continuar sem os frutos de uma nova vida é o mesmo que dar lugar ao diabo. Alguém que dá lugar ao diabo não faz o bem com as próprias mãos. É alguém que nunca acode ao necessitado.

O cristão que tem um caráter baseado na verdade sabe viver com o que é seu e também sabe repartir com aqueles que necessitam.

O novo homem, que é procedente da verdade precisa:

IV. FALAR PALAVRAS DE EDIFICAÇÃO, AO INVÉS DE PALAVRAS DESTRUTIVAS

O cristão não pode ser influenciado pelo mundo, pelos meios de comunicação, principalmente pela televisão e adotar o mesmo linguajar daqueles que não temem a Deus.

O apóstolo Paulo agora trata de algo mais pratico na vida do cristão. Uma vez que nascemos de novo, também temos um novo proceder, com relação às palavras, baseado na verdade, e essa verdade deve trazer edificação e não destruição.

Somos levados a fazer uso das Escrituras Sagradas que falam das Palavras de vida eterna de Jesus Cristo, mas também falam das palavras de justiça, que pertencem a Deus. Muitas vezes queremos fazer uso dessa justiça, e as vezes, acabamos entristecendo outros ou até mesmo afastando aqueles aquém amamos.

A palavra grega para “torpe” é σαπρος sapros que significa “apodrecido, podre, de péssima qualidade, ruim, improprio para uso e sem valor”. Uma palavra torpe é uma comunicação corrupta, e, certamente, não vem do Espírito Santo.

Um cristão com o caráter procedente da verdade, ao invés de usar palavras obscenas, precisa fazer uso de palavras que transmitam a graça de Deus, que edificam e transformam vidas.

O novo homem, que é procedente da verdade precisa:

V. AO INVÉS DE ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO, PRECISA ANDAR NELE .

Uma vez que recebemos um novo nascimento em Cristo Jesus, nossa vida agora está selada pelo Espírito Santo de Deus, a terceira pessoa da Trindade.

O que o apóstolo Paulo está dizendo a esses cristãos - procedentes da verdade, é que: eles deveriam observar suas atitudes, uma vez que estão despojados do velho homem e revestidos do novo homem, criado segundo Deus – conforme a imagem de Seu Filho; Esse homem não deve entristecer o Espírito Santo de Deus. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada nesse novo homem, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus o salvará do pecado de forma completa e gloriosa.

Dar lugar ao diabo entristece o Espírito Santo; Mentir entristece o Espírito Santo; furtar entristece o Espírito Santo; Ter e não compartilhar com os que necessitam entristece o Espírito Santo; Falar palavras de destruição e que não edificam entristece o Espírito Santo.

O cristão que tem um caráter procedente da verdade tem sua vida guiada pelo Espirito Santo. Essa vida é iluminada pelo Espirito Santo, a luz das Sagradas Escrituras, pois ela é “Lâmpada para os meus pés, e luz para os meus caminhos” .

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO

O apóstolo Paulo não está fazendo nada mais do que advertir ao cristão que ele agora tem uma nova vida para viver e que essa nova vida requer mudanças.

A primeira mudança é no caráter desse cristão. Por isso ele precisa despojar do velho homem e revestir-se do novo homem criado segundo Deus, conforme a imagem de seu Filho.

Essa nova vida precisa caminhar segundo o caráter de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Ele é o meio pelo qual somos regenerados, pois “... assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas” <2co 5.17>.

Essas coisas novas estão em conformidade com o caráter de Cristo, pois Ele é a nossa luz. Tudo o que somos e temos deve proceder de uma nova vida em Cristo, movida pelo Espírito Santo, segundo Deus.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fé inabalável | Salmo 125

O propósito deste salmo é, especificamente, apontar em que lugar aqueles que são fiéis ao seu Senhor, se encontram. Segundo o salmista, e...

Fiquem firmes | Efésios 6.14

Nesta passagem há um chamado importante para que venhamos nos vestir de toda a armadura de Deus; e o propósito disto não é apenas para no...

Sejam fortalecidos | Efésios 6.10

Tão certo como foi a nossa Queda em Adão, assim é a nossa restauração em Cristo Jesus. Ao escrever aos efésios, Paulo diz que tudo foi fe...

Comentarios


bottom of page