03 de Junho de 2016“Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se” ;
“O SENHOR Deus fez roupas de peles e com elas vestiu Adão e sua mulher” .
Esta passagem de Gênesis nos mostra o quanto o homem, em sua decadência pecaminosa, tentou encobrir suas falhas. Essa atitude do homem trouxe a tona uma série de desvios que faziam parte do pacote da “desobediência” a Deus.
O homem não só desobedeceu a Deus, mas se envolveu em uma séria de atitudes provindas de uma vida em discordância com a vontade soberana de Deus.
O homem agora esta envolto em uma vida desconhecida por ele. Antes estava num estado de perfeição e santidade que não conheciam nenhum dos lados do “bem e do mal” para poderem nominar desta forma.
E a grande característica que passa a fazer parte do homem neste novo estado pecaminoso é a “suposta” ideia que ele também pode resolver o problema.
Tem sido assim ao longo dos séculos. O homem sempre está tentando ajeitar as coisas no mundo em que vive para talvez corrigir o seu erro e suas falhas. Como também tentou resolver o problema do pecado sozinho.
A primeira atitude do homem ao pecar e perceber que estava nu foi juntar folhas de figueira para cobrir-se. Em sua cabeça talvez houvesse o pensamento de que “EU posso resolver esse problema”.
Sua atitude pode até ser bem vista por nós, mas achar que podemos resolver nossa vida de pecado apenas encobrindo-o, é o erro que cometemos. Uma vez que o homem foi separado de Deus por causa do pecado, só há uma única forma de voltar-se para Deus – Jesus Cristo.
Jesus disse: “... Eu sou o caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” . Esta é a única forma do homem voltar ao convívio eterno com Deus.
Quando olhamos para Adão no livro de Gênesis, percebemos “ele” buscando voltar-se a comunhão com suas próprias providências, e mesmo assim, continuou no mesmo estado em consequência do pecado, separado de Deus.
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco...” ; “Mas Deus, sendo rico em misericórdia...” ; “Porque Cristo... ...se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”. .
A única solução para o problema do homem é dada por Deus. Deus quem trás o homem de volta a comunhão. “... temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” .
Quando olhamos para o texto de Gn 3.21 podemos testificar essa verdade tão sublime aos nossos corações. O texto nos diz que Deus fez vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Adão fez a mesma coisa e talvez com a mesma intenção, mas a forma com que fez não foi à mesma. Adão pegou umas folhas para se cobrir e realmente aconteceu isso. Apenas cobriu as suas partes intimas.
Deus “sacrificou” um animal para tirar a pele e assim vestir Adão de sua nudez e, ao derramar o sague do animal, também estava lavando a iniquidade que sobreveio em consequência da desobediência de Adão.
O preço da desobediência foi punido em um inocente animal. Ali Deus estava restabelecendo sua comunhão com Adão e dizendo que todos aqueles que estivessem na mesma situação, só haveria uma maneira de resolvê-la, com sacrifício daquele que viria como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ele é o Senhor de nossas vidas e devemos nos submeter a sua vontade sempre, caso haja um desvio de conduta, "se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados" <1jo 1.9>.
Não tente resolver buscando solução em seus próprios méritos, pois você nunca encontrará a solução eterna. Talvez você consiga aliviar o peso da culpa, ou quem sabe até esquecer por um tempo, mas este problema/pecado sempre nos afligirá e um dia nos condenará de uma vez por todas.
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” .
Comentários