top of page
  • Foto do escritorRev. Luiz Henrique

Integridade | Provérbios 11.20

Provérbios 11.20

Abomináveis para o SENHOR são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer.

A palavra “integridade” neste contexto, significa “aquele que está completa ou inteiramente de acordo com a verdade e os fatos”. Os perversos, que são odiosos por Deus, são contrastados com aqueles que levam vidas retas (20); pois, esses perversos – também chamados de ímpios, andam em caminhos detestáveis por de Deus e seus lábios são mentirosos.

Os que andam em integridade, correspondem àqueles que, em Cristo, estão sendo aperfeiçoados (moralmente falando), pois o seu caráter corresponde a verdade, santidade e justiça divina. Eles, por sua vez, têm o prazer, amor e bençãos do Pai (Pv 12.22; 15.9).

O reverendo Hernandes Dias Lopes (2016, pág. 196), comenta está passagem dizendo o seguinte:

Deus não se impressiona com as aparências. Há muitos perversos de coração que usam palavras doces, praticam gestos nobres e se apresentam como verdadeiros da sociedade <...>; Mas Deus não se deixa enganar <...> ele vê o coração, e não apenas o exterior <...> Se os perversos de coração são abomináveis para Deus, os que andam em integridade são o seu prazer <...> só os puros de coração verão a Deus.

Deus é aquele capaz de ver e sondar onde homem nenhum consegue: o coração. Jesus diz que é no “... coração que procedem os maus desígnios...” (Mt 15.19). O autor aos Hebreus da mesma maneira afirma que “...todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13).

Andar em “integridade” significa refletir o caráter santo de Deus; significa corresponder à imagem e semelhança “... daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9); significa agradar plenamente aquele a quem devemos louvor, adoração e glória!

Deus em Cristo vos abençoe e nos ajude a viver em integridade! Amém.

 

Bibliografia

  1. Lopes, Hernandes Dias. Provérbios: manual de sabedoria para vida / Hernandes Dias Lopes - São Paulo, SP: Hagnos, 2016.

  2. Bíblia de Estudo NAA. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2019.

https://youtu.be/Hq9yaANuEDA

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O caminho da humildade | Salmo 131

O Salmo 131 apresenta Davi colocando sua alma diante de Deus de uma maneira discreta, serena e profundamente interessada no crescimento e...

Comments


bottom of page